Ilíada, Canto 22 – Patrícia Reis Braga – Espaço Excêntrico, Curitiba/PR

O Espaço Excêntrico recebeu no fim de semana (17 e 18/12) os cantos VI da Ilíada de Homero, com Mauro Zanatta; e XXII, com Patricia Reis Braga. Ambos os cantos tem foco especial em Heitor. No canto 6, a voz feminina aparece através das falas de Hécuba (mãe), Helena (cunhada) e Andrômaca (esposa de Heitor). O canto 22 narra o duelo final com Aquiles, a morte de Heitor e as lamentações de Príamo (pai de Heitor), Hécuba e Andrômaca. Os cantos em conjunto expressam o profundo humanismo de Homero e o horror à guerra espelhado em sua trágica consequência.

 Patrícia Reis Braga, Canto 22, Iliadahomero – Fotografia Gilson Camargo

“Esta respeita, ó caro, com que eu meiga
Teu vagir mitigava; a mãe to implora,
Asila-te, meu filho, desse monstro,
A sós não brigues. A matar-te a fera,
Nem eu que te gerei, nem tua esposa,
No leito funeral te choraremos:
Serás perante as naus de cães pastura.”

“Ir só deixai-me,
De mim não se vos dê, perante a frota
Ao cruel matador prostrado, amigos,
Implorar, comover: talvez respeite
Em mim o eqüevo de Peleu, que o teve
E o nutriu para exício dos Troianos.
Mormente a mim me cumulou de angústias:
Quantos filhos em flor me tem roubado!
Porém, dos que pranteio, um só de todos
Me dói mais e me arrasta ao centro escuro
Heitor…  Oh! Se em meus braços expirasse!
Em lágrimas eu mesmo, em ais e em luto,
Com a mãe que mo gerou desafogara.”

“Heitor, ai! Triste,
Com fado igual nascemos, tu nos paços
Do rei Príamo em Tróia, eu na Tebana
Hipóplaco selvosa, onde criou-me
De menina Eetion para infortúnios,
E antes me não gerasse!

Ficha técnica:
Direção: Octavio Camargo
Iluminação: Beto Bruel
Adaptação e execução de luz: Lucan Vieira
Figurino: Alexandre Linhares
Documentação: Gilson Camargo

Deixe um comentário

