Homenagem do Consulado da Grécia à Cia Iliadahomero – Entrega da Medalha de Mérito Delfos

O consul honorário da Grécia em Curitiba, Constantino Comninos, entregou à Cia Iliadahomero de Teatro a Medalha e Diploma de Mérito Delfos, em reconhecimento ao trabalho do grupo na encenação e difusão da obra de Homero. A cerimônia aconteceu no sábado, 24 de março de 2018, na sala 603, sede da Companhia, e contou com a presença de Angelo Vanhoni, relator do Plano Nacional de Educação, e da consulesa da Grécia, Maria Comninos, mestre em Teatro pela Universidade de Atenas, além de atores, membros da companhia e convidados.

A Cia Iliadahomero de Teatro foi criada em 1999 por Octavio Camargo e 24 atores paranaenses, com o objetivo de promover a encenação dos textos integrais da Iliada e da Odisséia de Homero na tradução de Manoel Odorico Mendes, e de outras obras literárias de interesse universal.

Em dezembro de 2000 o grupo realizou sua primeira apresentação em Curitiba. A performance aconteceu no Espaço Cultural Beto Batata com as récitas de quatro cantos da Iliada: 1, 3, 16 e 21, interpretados por Octavio Camargo, Lourinelson Vladmir, Richard Rebelo e Patricia Reis Braga.

Em 2006 realizamos apresentações dos cantos 1 e 16 na Fundação Biblioteca Nacional/RJ, na Biblioteca Mário de Andrade/SP e na Biblioteca Pública do Paraná.

Em 2007, participamos da I Bienal de Arte Contemporânea de Thessalônica, Grécia, com o Canto 1 da Iliada interpretado por Claudete Pereira Jorge. A performance foi realizada no Odeon do Agora Romano, do século II DC. e foi registrada em vídeo pelo Museu de Arte Contemporânea de Thessalônica. No mesmo ano, Claudete Pereira Jorge realizou apresentações do Canto 1 em Skopje, Atenas, na Universidade Livre de Berlim, e em Amsterdam, na Holanda.

Em 2011 o Canto I foi apresentado na forma de monólogo teatral no Mini Auditório do Teatro Guaíra, em Curitiba. Com iluminação de Beto Bruel, o espetáculo obteve duas indicações e um prêmio no Troféu Gralha Azul.

A partir de maio de 2014 realizamos apresentações mensais no Teatro Londrina, Memorial de Curitiba, que culminaram com a apresentação integral dos 24 Cantos da Ilíada, na Mostra Oficial do Festival de Teatro de Curitiba, em abril de 2016.

Em 2017 a companhia foi convidada a participar do Fajr Festival em Teram, no Irâ, com o Canto 16 da Ilíada interpretado por Richard Rebelo. No mesmo ano, o canto 16 foi apresentado na Câmara Municipal de Curitiba em comemoração aos 324 anos da cidade.

Após a apresentação de vídeo sobre a 1º encenação integral da Iliada de Homero no Memorial de Curitiba em 2016, e da entrega do diploma, os convidados assistiram a encenação do canto 14 da Iliada, com Eliane Campelli. No final do encontro foi divulgado o calendário de apresentações da Cia Iliadahomero para março/abril de 2018, que contará com apresentações de Helena Portela, Célia Ribeiro, Kátia Horn, Eliane Campelli, Richard Rebelo, Letícia Guimarães, Patrícia Reis Braga, Andressa Medeiros, Fernando Marés, Raquel Rizzo, Márcio Mattana, Letícia Sabatella e Fernando Alves Pinto.

Fotos: Raquel Rizzo e Gilson Camargo

Anúncios

Um pensamento sobre “Homenagem do Consulado da Grécia à Cia Iliadahomero – Entrega da Medalha de Mérito Delfos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s